sexta-feira, julho 04, 2003

Lojas de cds em extinção?

Este artigo foi extraído do site Whiplash, especializado em rock e heavy metal. O autor é o jornalista Ari Santa Lúcia Júnior. é uma outra visão sobre o problema da pirataria de CDs:

"Se você é apaixonado por música com certeza adora aquelas lojas de cds pequenas e especializadas, onde fala-se direto com o dono e encontra-se títulos raríssimos. De uns anos pra cá, infelizmente, elas estão diminuindo e ficou quase impossível achar uma hoje em dia.


Conversando com um amigo, que pediu pra não ser identificado, dono de uma dessas lojas sobreviventes de São Paulo, ele me disse que a situação nunca esteve tão ruim como hoje em dia. É comum você ler em diversos meios de comunicação artigos tendenciosos dizendo que a crise é por causa da pirataria e música digital, mas não foi bem o que ele me disse.


Segundo ele, o movimento continua o mesmo, mas vende-se muito menos devido ao preço dos cds. Todo mundo puxa música na internet, mas não é a mesma coisa do que ter o produto original nas mãos com encarte e tal. O problema é o preço dos cds e também a arrogância das gravadoras.


Em vez de abaixar o preço dos cds, elas gastam uma fortuna em publicidade contra pirataria e novas tecnologias que barram a cópia digita. “Hoje em dia é impossível eu vender um lançamento por menos de R$30, pois as gravadoras cobram mais de R$20 por cd, e além disso elas só querem vender para grandes lojas que compram bastante e mandam no mercado”.


Muitas lojas tentaram sobreviver com cds usados, mas a maioria foi para o saco. No interior a situação é pior, tornando-se uma tarefa para detetive encontrar uma loja só de cds.


Essa frase desse meu amigo explica bem a atual situação. “As gravadoras não estão nem aí em abaixar o preço dos cds para vender mais e expandir o acesso à cultura. Elas são arrogantes, montaram um esquema suicida de marketing que vai acabar com o mercado em poucos anos”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário