O futebol africano só começou ser levado a sério mesmo em 1982, quando Camarões empatu seus três jogos na primeira fase - incousive contra a Itália - e foi desclassificado, e a Argélia surpreendeu e gabhou a Alemanha por 2 a 1 (também foi desclassificada por pura inexperiência).
Desde então todo mundo fica esperando a "next big thing" que vem da África. O fato é que o futebol africano é um engodo, desde as surpresas de 1982. A única seleção que realmente fez alguma coisa de bom e que realmente incomodou foi a Nigéria de 1994, que tinha time para ser campeã. De resto, nem Camarões de 1990 incomodou, embora o péssimo time inglês comandado pelo bêbado Gascoigne quase tenha perdido o jogo.
Depois da Nigéria, em 1994, o futebol africano nada mais apresentou de sério e concreto. Nem mesmo as medalhas de ouro de Nigéria-96 e Camarões-2000 nas Olimpíadas - torneio menor e sem muita expressão dentro do futebol.
A Nigéria fracassou vergonhosamente em 1998, assim como Marrocos em 1986 e Camarões em 1994.nem mesmo a "sensação" Senegal, em 2002, dvee ser considerado, com aquele futebol peladeiro paupérrimo e sem talento - tanto que foi eliminado pela Turquia.
A Costa do Marfim é a mesma porcaria: muita correria, dois ou três que sabem um pouqinho de bola e muitas jogadas toscas. Um time que eprde do Egito na Copa das Nações da África não pode ser levado a sério.
Desisti definitivamente da Copa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário