sábado, janeiro 01, 2005

Desmentido novo álbum do Black Sabbath


da BBC

Um porta-voz de Ozzy Osbourne desmentiu o produtor Rick Rubin (Slayer, The Cult, Red Hot Chili Peppers e Beastie Boys), que afirmara no início do mês, em entrevista ao diário inglês "Sunday Harold", estar em Worcestershire, Inglaterra, para trabalhar no novo álbum do Black Sabbath.

Segundo o representante do vocalista, a banda inglesa não irá lançar nenhum disco inédito de estúdio, mesmo tendo feito a última edição do Ozzfest com sua formação original - Além do Madman, o guitarrista Tony Iommi, o baixista Geezer Butler e batera Bill Ward.

Apesar da negativa, o editor do "Sunday Harold", Alan Taylor, confirmou que esteve com Rubin em Worcestershire no último fim de semana e este parecia estar trabalhando realmente num novo trabalho do Sabbath. "Ele se confundiu. Não há realmente nada a informar", garantiu o porta-voz. Iommi, por sua vez, disse recentemente à revista Rolling Stone que "gostaria de imaginar que iremos gravar mais um disco. Com o Sabbath as coisas apenas acontecem. Nós não deveríamos ter feito o Ozzfest, mas estávamos no festival".

O último álbum da banda com Ozzy foi Never Say Die!, de 1978. Dois anos depois chegou às lojas o ao vivo "Live at Last", mas apenas para capitalizar em cima do sucesso de Heaven and Hell, lançado no mesmo ano e com Ronnie James Dio nos vocais. Em 1998, o duplo Reunion comemorou a turnê da formação original do Sabbath e trouxe duas faixas inéditas de estúdio, Psycho Man e Selling My Soul - esta última com uma bateria porgramada no lugar de Ward.

Outro duplo ao vivo, Past Lives, foi lançado em 2002, trazendo "Live at Last" remasterizado no primeiro disco e versões inéditas no segundo. O último de inéditas do grupo foi Forbidden, de 1995, com Tony Martin (vocal), Neil Murray (baixo) e Cozy Powell (bateria) ao lado de Iommi.

quarta-feira, dezembro 29, 2004

O Who faz sentido no século XXI?



do Rockwave


Já se vão quase 40 anos desde que Roger Daltrey uivou o verso "espero morrer antes de ficar velho", cunhando um hino e uma lenda. Hoje, aos 60 anos de idade e avô de dez netos é de se perguntar se isso ainda faz sentido pra ele, que na década de 1960 ajudou a catapultar o Who para o estrelato com seu incalcinável carisma sobre o palco aliado às letras de Pete Townshend e os acordes de guitarra tão furiosamente arrancado pelos braços de moinho de vento do guitarrista.

Se você perguntar pra ele, como a revista Billboard fez, a resposta é sim, tudo faz sentido. Ele acaba de gravar vocais para um DVD de animação para crianças entre 2 e 4 anos, chamado "The Wheels On The Bus". Sim, aquele cara que girava microfones frente a uma banda que destruía seus instrumentos no palco depois de tocar em um volume ensurdecedor, tem gravado músicas pra crianças e diz que, agora sim, a vida faz sentido.

"Tendo tido filhos e, depois, netos, tudo isso me pareceu uma bela idéia. Sim, são dez netos. É simplesmente fantástico. Finalmente, a vida começou a fazer um pouco de sentido. Eu não vejo Roger Daltrey como nada além de um ser humano do dia-a-dia. Nunca fui ultraprotetor com o lado da imagem nesse negócio de rock'n'roll. Você pára com isso aos 40 anos. Para mim, tudo que resta é a música que você toca e isso, em se tratando do The Who, é mais poderoso hoje do que jamais foi" , diz Daltrey.

Escaldado por rompimentos, projetos-solo e reuniões que deram certo, Daltrey vê o Who de outro modo e vê sua própria vida escolhendo novos caminhos e novas utilidades para a música. Por isso também, ele tem se envolvido com projetos assistenciais que envolvem crianças e arrecadam fundos para jovens carentes. "Nosso trabalho sempre foi sustentado pelos adolescentes, então é bom poder fazer algo em troca", diz ele em entrevista à revista Billboard.

Hoje em dia, ele divide o Who com Pete Townshend, depois das mortes do baterista Keith Moon, em 1978, e do baixista John Entwistle, em 2002. A dupla remanescente passou anos conversando e discutindo idéias até que o momento chegou. Neste mês, os dois entram em estúdio para gravar o primeiro disco de estúdio do Who desde "It's Hard", de 1982. Pete vem tratado o disco pelo nome de "Who2" e descreve o título como "parcialmente provocativo".

Daltrey está ansioso para entrar em estúdio, mas reconhece que será estranho gravar com o Who outra vez. "Só restamos Pete e eu. A primeira coisa que vamos fazer é entramos em estúdio, ele e eu, e fazer música juntos. Então, a gente vai pegar a banda que toca ao vivo com a gente e trabalhar, envolvendo-os no que for que a banda crie, o que é, outra vez, uma coisa estranha", diz ele.

Sobre o seu papel na banda, Roger diz não saber dimensionar ao certo, mas acha que a longevidade da banda se deve ao estilo de música "totalmente único" que Pete faz. Sobre ele, não há o que dizer. "Não posso ser objetivo a respeito do meu papel nisso. Nunca me vi. E eu tampouco vi o Who. Sei que existe uma energia na música do The Who que é inegável e isso está na composição das músicas", diz.


Pílulas roqueiras


Com informações dos sites Whiplash e Rock Brigade

  • Aerosmith: coletânea relançada com outro nome
  • - De acordo com a Launch Radio Networks, a coletânea Young Lust: The Aerosmith Anthology será relançada no dia 11 de janeiro e desta vez chegará às lojas com outro nome: Gold. O CD duplo é uma retrospectiva da época do Aerosmith na Geffen Recods, onde ficou de 1984 a 1996, quando assinou com a Sony Music - na prática, retornando à antiga gravadora, a CBS/Columbia, que aproveitou para lançar na mesma época a sua coletânea dupla: O, Yeah! Ultimate Aerosmith Hits. Os quase 13 anos em que esteve na Geffen, no entanto, foram de extremo sucesso comercial para o quinteto. Steven Tyler (vocal), Joe Perry e Brad Whitford (guitarras), Tom Hamilton (baixo) e Joey Kramer (bateria) emplacaram hit atrás de hit com os multiplatinados Permanent Vacation (1987), Pump (1989) e Get a Grip (1993). Todos estão em Gold. Confira o track list:

    CD 1

    1. Let the Music Do the Talking
    2. My Fist Your Face
    3. Shame on You
    4. Heart's Done Time
    5. Rag Doll
    6. Dude (Looks Like A Lady)
    7. Angel
    8. Hangman Jury
    9. Permanent Vacation
    10. Young Lust
    11. The Other Side
    12. What it Takes
    13. Monkey on My Back
    14. Love in an Elevator
    15. Janie's Got a Gun
    16. Ain't Enough
    17. Walk This Way (with RUN-D.M.C.)

    CD 2

    1. Eat the Rich
    2. Love Me Two Times
    3. Head First
    4. Livin' on the Edge (acoustic version)
    5. Don't Stop
    6. Can't Stop Messin'
    7. Amazing (orchestral version)
    8. Cryin'
    9. Crazy
    10. Shut Up and Dance
    11. Deuces are Wild
    12. Walk on Water
    13. Blind Man
    14. Falling in Love (Is Hard on the Knees) (live)
    15. Dream on (live)
    16. Hole in My Soul (live)
    17. Sweet Emotion (live)


  • Kiss anuncia coleção de DVDs para 2005
  • - Os fãs do Kiss podem começar a preparar o bolso. A banda anunciou o lançamento de Kiss in Your Face and Beyond, DVD duplo que trará os melhores momentos dos shows realizados na Austrália em maio, durante a "Rock the Nation Tour" - mais precisamente as apresentações em Melbourne (dias 13, 14 e 15) e Sydney (18 e 18). O primeiro disco apresentará mais de 20 clássicos raros da banda, ou seja, aqueles que há muito tempo não eram tocados (Christine Sixteen, Makin' Love, Got to Choose, C'mon and Love Me, She e I Want You) ou que nunca ou raramente fizeram parte dos set lists da banda (All the Way e Love Her All I Can). O segundo disco terá um documentário de 48 minutos mostrando a passagem de Paul Stanley (vocal e guitarra), Gene Simmons (vocal e baixo), Tommy Thayer (guitarra) e Eric Singer (bateria) em solo australiano, extras que incluem imagens da década de 70 e um trailer do "Kiss Archives DVDSeries". Este é o motivo principal para separar uma boa graninha, uma vez que em 2005 haverá uma enxurrada de DVDs do quarteto.

  • Gods of Metal: Accept, Black Label Society e Yngwie Malmsteen
  • - A produção do Gods of Metal, tradicional festival italiano, anunciou mais três atrações para sua edição 2005: Accept, que fará uma série de shows em comemoração aos 25 anos de carreira; Black Label Society, banda do guitarrista Zakk Wylde que lança seu novo disco, Mafia, em 8 de março; e Yngwie Malmsteen, que finalizaou as gravações de seu próximo álbum de estúdio, Unleash the Fury, que chega às lojas também em março. O evento acontecerá nos dias 11 e 12 de junho, no Arena Parco Nord, em Bolonha. As bandas principais já estão confirmadas: Iron Maiden e Mötley Crüe.

  • A volta do Cream
  • - O Cream deve se reunir para uma tour comemorativa no ano de 2005. O anúncio desta vez foi feito em entrevista à rádio BBC por Eric Clapton em pessoa. Clapton irá se reunir com os ex-companheiros Jack Bruce e Ginger Baker em maio próximo para espetáculos no Royal Albert Hall, em Londres, local onde tocaram pela primeira vez em 1968.

  • Jake E. Lee lançará álbum de covers
  • - O guitarrista Jake E. Lee (BADLANDS, OZZY OSBOURNE) está preparando um álbum de covers juntamente com Chris Logan (vocal), Tim Bogert (baixo) e Aynsley Dunbar na bateria, que deve contar com as seguintes faixas:

    - Way Back to the Bone (TRAPEZE)
    - I'll be Creepin' (FREE)
    - Love Is Worth Blues (LESLIE WEST)
    - Evil (CACTUS)
    - I'll Come Tumblin' (GRAND FUNK)
    - Hard Way to Go (SAVOY BROWN)
    - Woman (JAMES GANG)
    - Rock Candy (MONTROSE)
    - Guess I'll Go Away (JOHNNY WINTER)
    - Whiskey Train (PROCOL HARUM)
    - I Can't Stand It (ROBIN TROWER)

    Ainda não foi divulgada a data de lançamento do CD.

  • Ian Gillan regravará suas músicas
  • - O vocalista do DEEP PURPLE, Ian Gillan, pretende lançar no próximo ano um álbum com releituras de músicas que cantou nas diversas bandas pelo qual passou (JAVELINS, EPISODE SIX, DEEP PURPLE, BLACK SABBATH e IAN GILLAN BAND), em comemoração aos 40 anos de carreira. O vocalista confirmou ainda que o DEEP PURPLE deve iniciar as gravações de um novo trabalho por volta de abril.

  • Trilogia de guitarrista do King Crimson
  • - O guitarrista Adrian Belew (KING CRIMSON, DAVID BOWIE, FRANK ZAPPA, etc) vai lançar um novo trabalho solo em janeiro de 2005, "Side One", primeiro de uma trilogia dedicada ao que chama de "atitudes musicais diferentes". Para este álbum, Belew montou um power-trio ao lado do baixista Les Claypool (PRIMUS) e do baterista Danny Carey (TOOL).

  • Nazareth pretende lançar novo CD em 2005
  • - O vocalista do NAZARETH, Dan McCafferty, revelou ao fim de uma entrevista concedida à revista Classic Rock que a banda pretende lançar um novo álbum no próximo ano, ao final de sua turnê. O sucessor do "Boogaloo", de 1999, ainda não têm título definido. Dan aproveitou a oportunidade para elogiar o trabalho dos dois novatos do grupo - o baterista Lee Agnew e o guitarrista Jimmy Murrison.

  • Ken Hensley toca Uriah Heep em CD e DVD
  • - O tecladista Ken Hensley vai lançar no início de 2005 o CD e DVD "The Wizard's Diary", trazendo novas versões de canções do URIAH HEEP, registradas juntamente com a Presidential Orchestra Of Russia. O DVD ainda conterá material registrado em 2003, cenas inéditas do UH de 1989 e apresentações ao vivo da época em que Ken tocou com o BLACKFOOT.

  • Primal Fear mixa CD com engenheiro do Metallica e AC/DC
  • - O alemães do Primal Fear resolveram investir alto e chamaram Mike Fraser para mixar seu novo álbum, ainda sem título. Fraser já mixou discos de bandas como Metallica, AC/DC, Van Halen, Aerosmith, The Cult e Slipknot. O álbum do Primal Fear começará a ser gravado em abril, no estúdio alemão House Of Music, com produção do próprio Mat Sinner (líder da banda) e de Charlie Bauerfeind (produtor de Blind Guardian, Saxon, Halford, Hammerfall etc.). O álbum tem previsão de lançamento para outubro de 2005.

  • Blackmore's Night prepara DVD duplo com show da Alemanha
  • - O grupo Blackmore's Night promete para os próximos meses o lançamento de um DVD duplo, ainda sem título. O lançamento vai conter um show completo da banda de Ritchie Blackmore (ex-guitarrista do Deep Purple) na Alemanha, além de um documentário, biografias, um show acústico, clipes, entrevistas e um especial com a intimidade de Candice Night, esposa de Blackmore e cantora do conjunto.

  • Divulgado set-list da turnê de Glenn Hughes
  • - De acordo com o site do fã-clube do vocalista, esse será o possível set list da turnê (esperamos que passe pelo Brasil):

    Soul Mover
    First Step Of Love
    In For The Kill
    Can't Stop The Flood
    Written All Over you Face
    Coast To Coast
    She Moves Ghostly
    High Road
    You Keep On Moving
    Little Miss Insane
    Medusa
    Last Mistake
    I'm Not The Same Man

    Bis:
    Sail Away
    Blue Jade
    In My Blood

  • Novo albúm de Yngwie Malmsteen
  • - O novo albúm do guitarrista sueco Yngwie Malmsteen está sendo gravado, sem data marcada para o lançamento, mas com o nome já divulgado, "Unleash The Fury". Conforme o site oficial serão agendadas datas para a turne assim que o CD estiver pronto. O album tem a presença de Doogie White nos vocais, Patrik Johansson na bateria e Joakim Svalberg nos teclados.

  • Sodom e Nuclear Assault juntos no Brasil
  • - O SODOM anunciou as datas da turnê pelo México e América Latina para o início do próximo ano, sendo que as quatro datas brasileiras serão divididas com o NUCLEAR ASSAULT:

    Feb. 18 - Local a ser definido no Brasil
    Feb. 19 - Lapa Multishow, Belo Horizonte/MG
    Feb. 20 - Direct Music Hall, São Paulo/SP
    Feb. 22 - Adam Street, Novo Hamburgo/RS
    Feb. 24 - Centro De Convenciones Ambassador, Lima (Peru)
    Feb. 26 - Palacio de Los Deportes, Bogotá (Colômbia)
    Feb. 27 - La Bombonera, Cali (Colômbia)
    Mar. 01 - Local a ser definido na Costa Rica
    Mar. 02 - Local a ser definido no México