Paladino da estabilidade econômica, Fernando Henrique Cardoso termina seu segundo mandato como um presidente fracassado. A volta da inflação é a derrota mais expressiva de um governo ruim e de um presidente incompetente. A "vitória" contra inflação, através do Plano Real, mascarou a incompetência e o servilismo a interesses diversos, que quebraram o país duas vezes desde 1998, obrigando o Brasil a recorrer ao FMI. Seu governo foi uma fraude e ele precisa ser responsabilizado criminalmente por isso.
Espaço coordenado pelo jornalista paulistano Marcelo Moreira para trocas de idéias, de preferência estapafúrdias, e preferencialmente sobre música, esportes, política e economia, com muita pretensão e indignação.
sexta-feira, dezembro 06, 2002
Mais uma vez um problema muscular tira Romário de uma partida decisiva. É só o jogo engrossar e ele amarela. Foi a mesma coisa em 2000, na final do Rio-São Paulo entre Palmeiras e Vasco. Naquela partida, o Palmeiras jogava pelo empate no Morumbi, mas já vencia por 3 a 0 no primeiro tempo. Romário, alegando contusão na coxa, nem voltou para o segundo tempo. Palmeiras foi campeão. No jogo contra o São Caetano, em 2000, na final da João Havelange, quando a arquibancada desmoronou, Romário saiu aos 20 minutos do primeiro tempo. Curiosamente, o São Caetano naquela partida era bem superior. Ou seja, Romário sempre amarela quando a coisa fica difícil (exceto quando o Vasco venceu a Mercosul em 2000 contra o Palmeiras dentro do Parque Antártica por 4 a 3, depois de estar perdendo por 3 a 0).
Absurda a decisão do Santos de exigir jogar a primeira partida da final na Vila Belmiro. É um estádio minúsculo, desconfortável e inseguro. Resumindo, uma pocilga. Serve apenas para jogos intermediários. Os dois jogos têm de ser no Morumbi. Alías, sempre foi assim. Em 1983 o Santoso decidiu com o Flamengo o Brasileirão no Morumbi. Em 1995, com o Botafogo no Pacaembu. Por que agora, contra a segunda maior torcida do Brasil, decidir na Vila? Ridículo. É o medo de jogar fora de casa. O Santos começa a perder aí o campeonato.
Uma grande final de campeonato essa entre Santos e Cotinthians. A sensação do Brasil contra o mais regular. Entretanto, o Santos só joga bem dentro da Vila Belmiro. Fora, acaba sendo um time comum, como o que vimos contra São Paulo no Morumbi e Grêmio em Porto Alegre. A única boa partida que fez fora de Santos foi contra o próprio Corinthians, quando venceu por 4 a 2 no Pacaembu. Esse é o maior defeito do time santista, que é apenas mediano, apesar dos craques Diego e Robinho e do inspirado mas grosso Alberto.
Já o Corinthians é preciso como um relógio, frio e calculista como um jogador de xadrez. Nunca perde o controle do jogo. Quando perde uma partida, é sempre por falhas individuais gritantes. Sem dúvida, é o melhor time do país em 2002 e creio que dificlmente dará chances ao time de Leão, que foi longe demais. O único senão deste campeonato foi a eliminação do São Paulo, disparado o time com o melhor futebol da competição e o único que poderia ameaçar o título brasileiro do Corinthians e o título do mesmo como melhor time do ano.
quinta-feira, dezembro 05, 2002
No melhor estilo Beatles, o legado de George Harrison começa a gerar novos produtos. Um disco-tributo ao guitarrista está sendo produzido e chega ao mercado internacional no dia 25 de fevereiro. No trabalho, o grupo Smithereens faz uma versão de I Want to Tell You, enquanto Todd Rundgren canta While My Guitar Gently Weeps. Também vão estar no disco Marc Ford e They Might Be Giants. Parte da renda de Songs for the Material World vai ser revertida para a fundação de Harrison, que arrecada fundos para a pesquisa da cura da aids.
quarta-feira, dezembro 04, 2002
Está chegando às livrarias da Inglaterra uma obra das mais interessantes a respeito do grupo inglês The Who, um dos mais brilhantes da história. "Anyhow Anyway Anywhere - Book Chronicles The Who - 1958-1978" aborda com fotos de arquivos pessoais dos integrantes, além de depoimentos dos próprios e de familiares, praticamente toda a vida cotidiana entre o período citado na capa do livro. É uma tentativa de se fazer um "diário" dos quatro integrantes originais - Pete Townshend (guitarra), Roger Daltrey (vocais), John Entwistle (baixo) e Keith Moon (bateria) - por 20 anos, começando com a entrada na adolescência dos quatro e culminando com a morte de Moon em 7 de setembro de 1978, aos 31 anos (overdose de remédios contra o alcoolismo). É uma obra necessária para se compreender o cotidiano dos astgros de rock ingleses dos anos 60. O preço é salgado: US$ 40.
Prometo que é a última vez que e falo sobre esses quatro vagabundos e nojentos da foto aí de cima. Os Doces Bárbaros, uma reunião de quatro indigentes musicais, é uma das piores coisas que poderiam ter acontecido neste ano. gente ruim reunida no Ibirapuera no rpóximo final de semana fazendo ruim para gente ruim ouvir. Não dá. Causa vômitos a simples menção da realização de um evento nojento como esse.
terça-feira, dezembro 03, 2002
Já está no ar o site Muda Palmeiras, que apóia a candidatura de oposição à presidência do clube encabeçada por Luiz Gonzaga Belluzzo. é uma tentativa, ainda que com poucas chances de sucesso, de mudar alguma coisa por lá. Fora Mustafá.
Da entrevista do professor Leôncio Martins Rodrigues, na Folha de S. Paulo de ontem: "Os sindicatos são uma instituição condenada ao declínio. Os setores nos quais o emprego cresce, como os de serviços, não são favoráveis à sindicalização. O poder de fogo das empresas também aumentou com o desemprego. Os sindicatos perderam, assim, poder de barganha e capacidade de mobilização".
A sociedade está muito doente, totalmente fragilizada e à mercê do mercado, que vai acabar por sufucá-la.
A coletânea "Spirit Of Radio: Greatest Hits (1974-1987)" a ser lançada pela Mercury em 28 de janeiro de 2003 traz os grandes hits durante o período de 1974 a 1987. A banda abomina esse lançamento, já que há dois anos uma coletânea semelhante, e quase com o mesmo nome, foi lançada, mas nada pode fazer, pois a gravadora Mercury possui os direitos dessa fase do Rush e nem na lista de músicas puderam opinar. Somente a capa, feita por Hugh Syme, ficou a cargo da banda.
As músicas:
1. Working Man
2. Fly By Night
3. 2112 Overture/The Temples Of Syrinx
4. Closer To The Heart
5. The Trees
6. The Spirit Of Radio
7. Freewill
8. Tom Sawyer
9. Limelight
10. Red Barchetta
11. New World Man
12. Subdivisions
13. Distant Early Warning
14. The Big Money
15. Time Stand Still
16. Force Ten
"Lenny Live" é o nome do DVD de Lenny Kravitz. Mostra cenas dos shows de San Diego, Toronto, Europa e México e bastidores da turnê feita este ano pelo cantor. O ganhador por 4 anos consecutivos do Grammy de "melhor performance vocal masculina de rock" canta aqui seus maiores sucessos, entre eles "American Woman", "Fly Away" e "Are You Gonna Go My Way".
Paul McCartney lança o seu "Back in the U.S.", DVD que mostra pela primeira vez os bastidores dos shows, incluindo cenas na limusine, jatinho e camarins. O DVD tem 3 horas de duração e inclui 36 músicas, entre elas "Live and Let Die", "Band on the Run" e vários sucessos dos Beatles onde destacamos "Eleanor Rigby", "Can't Buy Me Love", "I Saw Her Standing There" e "Yesterday".
David Gilmour, vocalista do Pink Floyd, gravou seu "David Gilmour in Concert" no Royal Festival Hall em Londres. O DVD inclui, além do show, solos de guitarra em close up, ensaio caseiro de Gilmour e seu coral e canções extras como "I put a spell on you" de Screaming Jay Hawkins. No show, estão as conhecidas "Shine on your crazy diamond", "Confortably Numb" e "Wish you Were here", além de outras.
O Concerto for Group and Orchestra gravado pelo Deep Purple em 1969 no Royal Albert Hall, com o maestro Sir Malcolm Arnold, poderá finalmente constar em nossa coleção de DVDs a partir deste mês. Foi gravado com novo som stereo e 5.1 surround sound, mixado em dolby digital e DTS. Os extras do DVD incluem uma galeria de fotos e comentários de Jon Lord, membro da clássica formação da banda.
A super banda Queen, do saudoso Fred Mercury, lança seu DVD duplo "Greatest Video Hits 1" com seus maiores sucessos em DTS surround. O primeiro DVD vem com 16 canções, entre elas as clássicas "Bohemian Rhapsody", "Don't stop me now" e "We are the champions". O segundo conta com alguns clipes, entre eles "Love of my life", o documentário Bohemian Rhapsody, uma galeria de fotos e, de bônus, um vídeo escondido
O cantor do grupo australiano Midnight Oil, Peter Garrett, anunciou nesta segunda-feira que vai deixar a banda depois de 25 anos. A notícia foi divulgada na página oficial do grupo na Internet através de um comunicado assinado por Garrett e os outros cinco músicos do Midnight Oil. Ao lado de bandas como o Inxs e AC/DC, o grupo é um dos mais importantes do Austrália. Os motivos não foram revelados.
segunda-feira, dezembro 02, 2002
Uma das revelações do blues norte -americano acaba de lançar novo CD e merece ter seu trabalho conferido por quem gosta de vozes femininas atacando no blues mais pesado. Susan Tedeschi é o nome. A moça é apadrinhada por gente de calibre de Allman Brothers, Gov't Mule e Johnny Neel. Leia mais aqui.
George Harrison, o ex-beatle morto em 2001, recebeu uma justa homenagem dos amigos e ex-companheiros vivos de banda neste final de semana. Participaram Paul McCartney, Ringo Starr, Ravi Shankar, Eric Clapton Jeff Lynne, entre outros. Leia mais aqui.
O São Paulo faz lobby para ir à Libertadores, mesmo sem ter direito, já que ficou em quinto lugar no Brasileirão. Isso caso o Corinthians, que já tem a vaga (camopeão da Copa do Brasil), seja campeão ou vice. Só que, pela lógica, a vaga é do terceiro colocado, e não do quinto, mas, como é o presidente da CBF que indica o quarto representante caso o Corinthias chegue à final, o São Paulo faz um lobby pesado. Santos, Fluminense e Grêmio que fiquem espertos. É uma atitude lamentável de um clube nojento.