Bruno Barreto põe rivalidade entre Corinthians e Palmeiras em filme
MARCELO BARTOLOMEI
Editor de entretenimento da Folha Online
Depois de amargar duras críticas ao hollywoodiano "Voando Alto", com Gwyneth Paltrow no papel principal, o cineasta brasileiro Bruno Barreto volta ao país para fazer uma história tipicamente paulistana: vai colocar em filme a rivalidade entre Corinthians e Palmeiras. "O Casamento de Romeu e Julieta", produzido por sua irmã, Paula Barreto, será filmado em São Paulo no início de 2004, e deve estrear no fim do mesmo ano. Terá como cenário as ruas da cidade e os estádios, entre eles o Pacaembu e o Morumbi.
O filme, cujo roteiro é baseado no livro "Palmeiras, um Caso de Amor", de Mário Prata, terá Luana Piovani, Luís Gustavo e Taumaturgo Ferreira nos papéis principais. Dois dos atores escolhidos --Luana e Luís Gustavo-- são são-paulinos e outro --Taumaturgo-- não torce para time algum.
O cineasta, que mora há 14 anos em Nova York (EUA) e é casado com a atriz americana Amy Irving, ficará no Brasil para a produção do filme. O restante do elenco ainda será escolhido. Barreto falou com a imprensa na manhã desta quinta-feira, dia 4, em São Paulo, sobre a produção.
O longa-metragem é uma comédia romântica que conta a história de uma família tipicamente palmeirense da qual a filha, Julieta (uma divertida contração de Julinho e Echevarrietta, dois ídolos do Palmeiras), se apaixona por Romeu, corintiano "roxo", como forma de vingança ao pai, palmeirense "de coração".
No filme, Romeu (Taumaturgo Ferreira) finge ser palmeirense e se envolve com a família de Julieta (Luana Piovani) a ponto de se associar ao time, viajar para Tóquio para ver a final de um campeonato mundial, cantar hino e ir aos jogos fazendo se passar por um torcedor fanático e conhecedor da história do clube.
Alfredo Baragatti (Luís Gustavo) é o pai de Julieta, um advogado que já foi presidente do Palmeiras e faz tudo pelo time. Para Barreto, o filme é uma "releitura da chanchada", gênero cinematográfico que começou no Brasil nos anos 50. "É um filme sobre a paixão ao futebol e às mulheres e ele vai se passar em São Paulo, ser feito por atores paulistas e por uma equipe técnica toda de São Paulo", afirmou o diretor.
"O Casamento de Romeu e Julieta" é uma co-produção da LC Barreto (comandada por Lucy e Luiz Carlos), Filmes do Equador, Buena Vista International, Miravista, Geração Conteúdo e Gorila Filmes. Deve custar, segundo Paula Barreto, R$ 8,8 milhões. O diretor, Bruno Barreto, é responsável por vários sucessos do cinema nacional, como "Dona Flor e Seus Dois Maridos", "O Que é Isso, Companheiro?" e "Bossa Nova".