terça-feira, julho 21, 2020

Tuatha de Danann resgata um pouco da Irlanda no sul de Minas Gerais

Marcelo Moreira


Tuatha de Danann (FOTO: DIVULGAÇÃO)

De volta à Irlanda e no mergulho nas culturas celta e gaélica. Os mineiros do Tuatha de Danann
tinham dado um pequeno desvio de rota no começo deste ano ao compor e lançar um single homenageando a história de Minas Gerais no single "Conjura", e agora mostram a competência de sempre trazendo mais referências à terra dos duendes na música mais recente, "The Molly Maguires".

A música antecipa o novo álbum, "In Nomine Éireann"(título que mistura latim e gaélico, já que Éireann significa Irlanda no antigo idioma irlandês). 

A canção, juntamente com o lyric vídeo, pode ser ouvida nos canais oficiais da banda e está disponível para download também em formato karaokê no site: http://molly.tuathadedanann.art.br/.

A música "The Molly Maguires" faz parte do cancioneiro tradicional irlandês. Os arranjos e adaptações foram criados pelo vocalista e guitarrista Bruno Maia. "Esta canção é um clássico do cancioneiro rebelde tradicional irlandês e nós a deixamos com uma cara bem punk. Para dinamizar um pouquinho inserimos uma reel no meio para deixa-lá ainda mais interessante".

 A "reel", ou seja, um ritmo da música tradicional irlandesa, referida pelo músico é "The Fermoy Lasses Reel", inserida como música incidental aos 1:45 minutos do single.

Na gravação de "The Molly Maguires", o Tuatha de Danann contou com participações internacionais do músico Keith Fay, vocalista da banda irlandesa de celtic metal Cruachan, e do violinista Kane O'Rourke, especializado em música tradicional irlandesa e com CDs lançados mundialmente. A produção ficou ao cargo de Bruno Maia e a mixagem e masterização são assinadas por Cello Oliveira.

Outro participante especial em "The Molly Maguires" é o ilustrador, músico e professor universitário Edgar Franco, que já havia ilustrado o lyric vídeo de "Your Wall Shall Fall" do disco "Tribes of the Witching Souls".

O design do encarte digital é do publicitário Rodrigo "Monstrão" Barbieri. A edição e finalização do novo lyric vídeo do Tuatha de Danann, foi realizada por Raoni Silva Joseph.



Enclave irlandês em Varginha

O Tuatha de Danann, banda da mineira Varginha, surpreendeu o rock brasileiro quando surgiu, em meados dos anos 90, como um Jethro Tull mais pesado e ao mesmo tempo bucólico, relatando histórias com base na cultura celta e em histórias tradicionais da Irlanda, na maioria das músicas – a tradição e a influência do povo celta se estendem, além da Irlanda, pela Escócia, País de Gales, Espanha, França, Canadá, Noruega, Dinamarca, Islândia e alguns outros países.

Os mineiros eram os representantes brasileiros de uma tendência do heavy metal em investir pesado em um nicho e explorá-lo em vários discos, mesmo correndo o risco de ser rotulado e ficar preso ao tal rótulo.
 Até hoje, quando se ouve falar em Tuatha de Danann por aqui, logo aparecem na mente os duentes e as flautas típicas da música celta. Mesmo reverenciados em uma das edições do Wacken Open Air, na Alemanha, o mais importante festival de heavy metal da atualidade, o carimbo sempre esteve lá.

E virou moda no sul de Minas Gerais o folk metal, com a proliferação de bandas e artistas do estilo. O Tuatha, que voltou às atividades em 2013, gerou dois filhotes que mergulharam ainda mais nas raízes músico-culturais folclóricas celtas, como os ótimos Kernunna e Tray of Gift, que lançaram álbuns entre 2012 e 2013.

Novo álbum e produtos diferentes

O novo álbum do Tuatha de Danann, "In Nomine Éireann", está previsto para o segundo semestre deste ano. Para viabilizar o lançamento, a banda criou a campanha de crowdfunding "Eu Apoio" com diversas retribuições aos apoiadores.

"O disco é um projeto especial e diferenciado em nossa carreira, pois prestamos um tributo direto a essa música e cultura que tanto nos inspira e motiva", explica o vocalista Bruno Maia.

Além do tecladista Edgard Brito e de Bruno Maia, a atual formação do Tuatha de Danann conta com o baixista Giovani Gomes. O baterista varginhense, Rafael Ávila, atua como convidado em gravações shows. Para continuar apoiando a banda, acesse o link: euapoio.tuathadedanann.art.br.

Para o lançamento de "The Molly Maguires", o Tuatha de Danann criou novas interações com os fãs pelo "Download Solidário" e pela sessão "Toque Junto". Por meio dessas ações, o fã poderá baixar a música, os karaokês e encarte com letras e cifras. A proposta é incentivar os ouvintes a tocarem a música com a banda e apoiarem o trabalho do grupo com o valor simbólico de R$ 5,00.

"É uma maneira consciente de valorizar seu artista preferido e ter a música legalmente. Nesses tempos de pandemia, o setor artístico foi um dos principais afetados, pois os shows foram cancelados. E sem shows, devemos buscar alternativas para continuarmos trabalhando. O apoio dos fãs e amigos é fundamental neste momento", disse Edgard Brito, tecladista da banda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário