terça-feira, julho 21, 2020

Notas roqueiras: Cuscobayo, Meggera, Metal Against Coronavirus




- A arte vai salvar o mundo. Essa é a bandeira de " Desafogo", novo single da Cuscobayo, lançado no último dia 17 nas plataformas streaming e que ganha hoje (21) um videoclipe, dirigido pelo baixista da banda, Pedro Ourique. Seguindo o espírito da faixa, a banda selecionou um apanhado de fotos dos bastidores da pré-produção do álbum "Não É Bem Assim", durante a primavera de 2019, no litoral gaúcho. Assista aqui. Entre influências do reggae e do folk, a banda canta a arte como processo de cura. E as fotos do vídeo transmitem a alegria que é o início de produção de um álbum, além de trazer na memória um momento entre não só colegas de banda, mas também, amigos. Lembranças que até parecem de outro mundo, em tempos de distanciamento social. "Em 'Desafogo', por cima de uma levada suave e onírica, basicamente folk, mas por vezes flertando com o reggae, cantamos sobre nossa vivência como pessoas que fazem arte e tentam viver dela, especialmente o processo da criação e a relação com o mundo material", comenta Rafael Froner, voz e violão do grupo, que também é formado por Alejandro Montes (trompete), Marcos Sandoval (voz, cajón), Pedro Ourique (baixo), Rafael Castilhos (percussão) e Rafael Froner (voz, violão).

A banda mineira Meggera quebrou o silêncio e postou um vídeo oficial de “(Des) Respeitável Público”, gravado ao vivo no Festival BH Tattoo 2019, um dos maiores eventos do segmento, onde a banda foi premiada pela melhor performance ao vivo. Com o processo de gravação e produção do novo álbum, "Meia hora de açougue", parado em consequência da pandemia, o grupo decidiu presentear os fãs com esse vídeo, que agora tem caráter nostálgico, segundo as palavras do baterista Naybert Silva. Veja em  https://www.youtube.com/watch?v=ItvdzKgxE_8

Metal Against Coronavirus é um projeto criativo que busca a participação de toda a comunidade internacional conectadas ao Heavy Metal. Foram convidadas bandas, ilustradores, designers, fotógrafos, produtores, engenheiros e técnicos de som, estúdios de gravação, produtores e diretores de vídeo, gerentes de marketing, reservas. agências, produtores de eventos, empresas de merchandising, oficinas de serigrafia, jornalistas de música e outras profissões ligadas à cena do heavy metal que contribuem com sua experiência, paixão e solidariedade para o desenvolvimento deste projeto. Foi criado para arrecadar fundos para a luta contra o coronavírus. Com o objetivo de que todas as nacionalidades se sintam confortáveis no projeto, o projeto decidiu alocar o dinheiro gerado ao fundo de resposta de solidariedade covid-19 da Fundação das Nações Unidas para a Organização Mundial da Saúde. Ainda não há uma data de lançamento da primeira música do projeto. Como ponto de partida, o projeto está trabalhando em uma música colaborativa exclusiva e inédita chamada "Muerte en el Cielo / Celestial Burial" entre músicos da banda catalã Pánico Al Miedo e músicos da banda colombiana Sol De Sangre. Para a música mencionada, eles confirmaram colaborações internacionais de Jeff Becerra do Possessed e Karl Willetts do Bolt Thrower e Memoriam nos vocais. Solos de guitarra serão criados por James Murphy, ex-membro e músico do Death/Obituary/Testament/Konkhra e Carlos Leonardo no baixo (Human Carnage/Smrt/Mollitiam). O primeiro e único Ross The Boss, um dos guitarristas de heavy Metal mais influentes de todos os tempos e ex-integrante original de Manowar também se uniu à causa, e ele contribuirá com um solo de guitarra para outra música incluída no projeto. Além disso, o atual baterista do Megadeth Dirk Verbeuren e ex-membro do Soilwork gravará faixas de bateria para outra música. O extraordinário engenheiro sueco Tony Lindgren, dos estúdios da Fascination Street, também confirmou sua participação no projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário