terça-feira, agosto 04, 2020

As grandes músicas de 1965: 'Yesterday', dos Beatles

Marcelo Moreira




Os Beatles não sabiam, mas estavam mudando o mundo e suas próprias vidas a partir da composição e gravação de uma música onde apenas um deles estaria presente.

"Yesterday" costuma frequentar as listas de músicas mais executadas de todos os tempos em emissoras de rádio e web rádios. Assim como "Like a Rolling Stone", de Bob Dylan, nem rock é, mas ainda assim é um dos ícones do gênero.

Creditada a Lennon e McCartney, a bela balada de inspiração folk e com arranjos soberbos de cordas elaborados pelo produtor George Martin, a canção é bela e inspiradora tão somente pelo toque minimalista. A sua suavidade é a sua força, assim como sua letra singela.

Até hoje Paul McCartney insiste na historinha que criou e que foi difundida pelo biógrafo oficial dos Beatles, Hunter Davies.

Morando em um anexo da casa dos pais da então namorada, Jane Asher, Paul McCartney acordou sobressaltado de madrugada com uma melodia na cabeça. Foi ao piano portátil que mantinha próximo ao seu quarto e tratou de executar trechos da peça e memorizá-la, já que não sabia ler e escrever música.

Ele passou duas semanas perguntando a todos os conhecidos que ouviam rádio se identificavam aquela melodia. Certificando-se de que poderia ser inédita, tratou de fazer uma letra provisória e mostrar aos companheiros de banda.

Ninguém ficou empolgado com "Scrambled Eggs", o título improvisado, temporário e jocoso. Paul insistiu e nem se importou em gravá-la sozinha e supervisar o conjunto de cordas que foi acrescentado posteriormente.

Os companheiros de banda não esconderam o assombro quando escutaram o resultado final, só com violão e cordas, mas ainda assim se mostraram reticentes.

O sucesso da música foi grande, tanto como compacto simples nos Estados Unidos, em setembro de 1965 (na Inglaterra só foi lançada em compacto duplo em março do ano seguinte) como canção integrante do álbum "Help", lançado um mês antes.

Simples e bela, tornou-se uma das marcas registradas da banda e rotulou, involuntariamente, Paul McCartney como baladeiro e especialista em canções de amor, o que o chateou por certo tempo.

"Yesterday" é o tipo de canção que ainda hoje é capaz de parar conversas de amigos e burburinhos quando começa a tocar, assim como "Like a Rolling Stone", "Smoke on the Water" (Deep Purple), "Another Brick in the Wall " (Pink Floyd), "Stairway to Heaven" e muitas outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário