20 anos de grunge: esse estilo foi isso tudo mesmo?
Não perca por esperar: 2011 será o ano da avalanche de reportagens documentários lembrando e homenageando os 20 anos de surgimento do grunge, aquele pseudomovimento musical repleto de músicos ruins e canções idem que apareceu em 1991 fruto de mais uma das supostas crises da indústria fonográfica.
O sucesso da música "Smells Like Teen Spirit" (do álbum Nevermind) surpreendeu toda a indústria da música. O álbum, segundo da carreira do Nirvana, foi um hit que atingiu o primeiro lugar em todo o mundo. O Pearl Jam, outra banda que começava então a conseguir popularidade, havia lançado seu álbum de estréia, Ten, um mês antes que o segundo álbum do Nirvana, em Agosto de 1991, mas suas vendas só decolaram após o sucesso da banda de Kurt Cobain.
O Combate Rock se antecipa a todo mundo e trata de colocar o grunge no seu devido lugar no ano em que se completam 20 anos de seu surgimento: um bando de moleques que não sabiam tocar querendo imitar tanto a música como a atitude punk, mas sem êxito, além de “criar” uma suposta estética (em todos os sentidos) despojada, mas que na verdade revelou apenas total falta de criatividade.
O pior é que o embuste colou, pois jornalistas norte-americanos tontos sem cultura acharam que havia alguma novidade naqueles garotos semianalfabetos e sem a menor noção do que era música em Seattle.
Curt Cobain
Inventaram uma cena que não existia, insistiram no embuste e acabaram convencendo um bando de coitados – primeiro nos Estados Unidos, depois no mundo inteiro – que existia um “movimento” musical em Seattle, com moleques “despojados, independentes, mas criando algo novo e revolucionário”.
Uma grande bobagem, mas que acabou se tornando um imenso golpe de marketing – parabéns aos gênios das gravadoras da época, que conseguiram cooptar a molecada com “atitude” e “independência” com uma facilidade incrível.
Conseguiram recriar um ambiente punk em plenos anos 90, mesmo com o punk morto e enterrado devido aos seus próprios vícios, defeitos e excessos. Coitados dos punks, pois afirmar que o grunge, seja como “movimento” ou como “estética”, era baseado no punk rock é uma ofensa gigante.
O movimento punk pode não ter sido tão relevante musicalmente quanto se imagina (e não foi mesmo), mas como fenômeno cultural foi um marco na cultura ocidental, goste-se disso ou não. Impregnou o mundo de um sentimento de anarquia, revolta e desilusão como nenhum outro movimento jovem conseguiu. Goste-se ou não, aquilo foi uma revolução.
Ten, clássico do Pearl Jam
São apenas duas as conexões entre o punk e o grunge: a pouca duração e a imensa quantidade de músicos ruins, que não sabiam tocar. No mais, o grunge como “movimento” musical ou de comportamento foi um embuste. Rapidamente cooptados pelo sistema, os músicos não passaram de marionetes nas mãos do mercado fonográfico.
Pode dar certo por um tempo – e deu, por uns três ou quatro anos. Afinal, se tem gente que gosta de lixos como música pop, o rhythm and blues atual norte-americano, axé, sertanejo e MPB cabeçuda, por que não haveria indigentes culturais que cairiam no golpe do grunge?
O fato é que o grunge durou bem menos que o punk. Kurt Cobain, guitarrista e vocalista do Nirvana, péssimo guitarrista e mau compositor, posou de garotinho atormentado e incompreendido e preferiu se matar a encarar sua indigência musical e a decadência do movimento.
A única coisa que prestava foi justamente a única banda que sobreviveu e que ainda existe, o Pearl Jam, hoje livre do rótulo maldito de grunge – para sorte da banda.
O melhor artista, o mais promissor, Chris Cornell, vocalista do pastiche de Black Sabbath chamado Soundgarden, se perdeu pelo caminho mais fácil – e também mais perigoso – da música pop. A única coisa que fez de bom foi o Audioslave – que o próprio Cornell se encarregou de implodir.
É até vergonhoso comparar o “legado” do grunge com o do punk. The Clash, The Jam, Buzzcocks, Sham 69, Stiff Little Fingers e pelo menos mais uma dúzia de bandas punks entraram na história do rock pela porta da frente.
No grunge, só Pearl Jam teve essa honra. Nirvana? É o produto emblemático musical daquela era nefasta do rock: musicalmente rudimentar, raquítico e claudicante, acabou cooptado pelas gravadoras e virou o símbolo (perfeito) do suposto “movimento”.
O atormentadinho Cobain, com sua pobre e atomentadinha vidinha de pop star, ganhou mais notoriedade do que sua música e sua banda – prova inequívoca da indigência de conteúdo do suposto movimento grunge. Não dá para levar a sério, tanto que pouca gente ainda cai nesta esparrela.
O grunge ao menos deu uma lição no rock: varreu para o lixo o artificialismo do hard rock farofa que dominou a música na segunda metade dos anos 80, vírus nocivo que contaminou muita gente boa, como Judas Priest, Saxon e Whitesnake, entre outros. Só mesmo um mercado fonográfico putrefato por esse tipo de artificialismo poderia permitir a ascensão do grunge.
Há gente dentro da equipe de Combate Rock que não concorda com este posicionamento, e espero ansiosamente que este texto seja rebatido à altura. Mas o veredicto está dado: o fim do grunge – e sua ida para o limbo da memória – só fez bem ao rock e à cultura em geral. Parabéns pelos 20 anos. Parabéns?
Espaço coordenado pelo jornalista paulistano Marcelo Moreira para trocas de idéias, de preferência estapafúrdias, e preferencialmente sobre música, esportes, política e economia, com muita pretensão e indignação.
sexta-feira, março 25, 2011
terça-feira, março 22, 2011
Comprar pela internet ainda é um perigo
Um dos primeiros textos que escrevi para o Laboratório de Temas começava com uma frase imperativa: “Fuja das compras pela internet!”. Pois vou repeti-la neste texto: evite comprar pela web.
As facilidades de compra pelo computador, sem ter de sair de casa ou do escritório para escolher e pagar, esbarram no maior dos problemas deste tipo de transação: as constantes e inaceitáveis falhas de logística para a entrega dos produtos.
O número de reclamações sobre atrasos ou simplesmente a não entrega nos jornais e no Procon é muito maior do que o crescimento do volume de dinheiro envolvido. É uma mistura de incompetência, má-fé e práticas criminosas.
A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico faz pesquisas periódicas sobre esse mercado de compras pela internet e divulgou recentemente que em 2010 o índice de satisfação do cliente ao fazer compras virtuais era de 84%.
O índice parece alto, mas esconde outro dado da pesquisa que preocupa, e muito: em 2010 houve quatro vezes mais reclamações sobre vendas online do que em 2009. As queixas contra as 14 maiores empresas do setor cresceram 320%. Foram 56 mil reclamações no ano. Treze mil só em dezembro. A maioria por atraso na entrega dos produtos.
Enquanto isso, as empresas online venderam 40% a mais no último Natal do que no mesmo período de 2009. A falta de uma legislação específica que regule o meio virtual em território nacional favorece a impunidade e a leniência no trato com o consumidor.
Eu continuo recomendando: fuja da internet e prefira as compras em lojas físicas, vendo, pegando, analisando e experimentando, se possível, o produto.
No entanto, quem quiser insistir na compra virtual, precisa ficar atento e tomar várias medidas, como imprimir todos os e-mails, anotar o nome das pessoas com quem ele falou, número de protocolo, se possível, todos os detalhes para que possa comprovar que aquela compra foi feita. E, claro, torcer para que o site cumpra a sua parte – o que não tem acontecido em muitos casos.
Um dos primeiros textos que escrevi para o Laboratório de Temas começava com uma frase imperativa: “Fuja das compras pela internet!”. Pois vou repeti-la neste texto: evite comprar pela web.
As facilidades de compra pelo computador, sem ter de sair de casa ou do escritório para escolher e pagar, esbarram no maior dos problemas deste tipo de transação: as constantes e inaceitáveis falhas de logística para a entrega dos produtos.
O número de reclamações sobre atrasos ou simplesmente a não entrega nos jornais e no Procon é muito maior do que o crescimento do volume de dinheiro envolvido. É uma mistura de incompetência, má-fé e práticas criminosas.
A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico faz pesquisas periódicas sobre esse mercado de compras pela internet e divulgou recentemente que em 2010 o índice de satisfação do cliente ao fazer compras virtuais era de 84%.
O índice parece alto, mas esconde outro dado da pesquisa que preocupa, e muito: em 2010 houve quatro vezes mais reclamações sobre vendas online do que em 2009. As queixas contra as 14 maiores empresas do setor cresceram 320%. Foram 56 mil reclamações no ano. Treze mil só em dezembro. A maioria por atraso na entrega dos produtos.
Enquanto isso, as empresas online venderam 40% a mais no último Natal do que no mesmo período de 2009. A falta de uma legislação específica que regule o meio virtual em território nacional favorece a impunidade e a leniência no trato com o consumidor.
Eu continuo recomendando: fuja da internet e prefira as compras em lojas físicas, vendo, pegando, analisando e experimentando, se possível, o produto.
No entanto, quem quiser insistir na compra virtual, precisa ficar atento e tomar várias medidas, como imprimir todos os e-mails, anotar o nome das pessoas com quem ele falou, número de protocolo, se possível, todos os detalhes para que possa comprovar que aquela compra foi feita. E, claro, torcer para que o site cumpra a sua parte – o que não tem acontecido em muitos casos.